No último dia 28, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio, no Piauí, o ato de afastamento do presidente Antonio Francisco Pereira da Silva e do vice-presidente Antonio Regivaldo Siriano Ferreira, que deixam os cargos para disputarem a reeleição de seus mandatos de vereadores no Legislativo Municipal.
Passou a presidir o STTR a Sra Elys Marina Nogueira Nunes Morais, tendo como vice-presidente Rodrigo Cavalcante da Silva.
Os dirigentes sindicais que planejam participar das eleições municipais de 2024 têm até o dia 6 de junho e devem marcar o dia 6 de junho para se licenciar ou se desincompatibilizar de seus cargos. Caso contrário, correm o risco de se tornarem inelegíveis.
A licença ou desincompatibilização não implica na renúncia do mandato sindical nem em outras prerrogativas associadas a ele. Ou seja, caso o candidato não seja ratificado na convenção partidária, ele ou ela pode retomar o mandato sindical. Da mesma forma, se eleito ou não, o candidato pode prosseguir com suas funções sindicais.