São Miguel do Tapuio é contemplado por Projeto executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, foi selecionado para o projeto de apoio para Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.   

A assistência farmacêutica é uma das áreas mais estratégicas na Atenção Primária à Saúde do SUS. É esse serviço que possibilita o amplo acesso dos usuários do SUS aos medicamentos, além de possuir um papel central nas estratégias de promoção de saúde e cuidado aos pacientes.


O Ministério da Saúde possui uma Política Nacional de Assistência Farmacêutica, no entanto, se fazem necessárias diversas iniciativas que busquem aprimorar essa política, com objetivo de entender a assistência farmacêutica para além do uso racional do medicamento, mas também enfatizando o cuidado integrado do paciente.


Diante desse cenário, foi pensado o projeto de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).


O cuidado farmacêutico possibilita o aumento da resolutividade do uso dos medicamentos e do conhecimento dos principais problemas relacionados aos medicamentos, criando novos indicadores aos gestores e a outros profissionais de saúde, permite o acompanhamento de pacientes crônicos e críticos, o que visa a diminuição de consultas desnecessárias por parte destes pacientes, o que reflete no fluxo da UBS, mas pra isso TODOS os profissionais precisam estar cientes que haverá um profissional a mais com quem ele pode contar quando surgem os pacientes problemáticos em relação a tratamento.


O cuidado envolve muitos aspectos benéficos tanto pro usuário quanto pro município, por exemplo, um dos grandes problemas é a renovação de receita do hipertenso e diabético, tem usuário que ocupa uma vaga de consulta para trocar a receita, pelo menos 3 pacientes por dia vão atrás de renovar receita e pegam a vaga de quem realmente precisa de atendimento, mas o município pode agilizar isso através do cuidado farmacêutico criando um protocolo onde exista a parceria entre médico e farmacêutico.

Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem