Um idoso de São Miguel do Tapuio perdeu R$ 20 mil após ser enganado por criminosos que se passaram por seu advogado. A vítima, Francion Alves, explicou que possui um processo na Justiça há mais de dez anos e, dias antes do golpe, recebeu uma mensagem em um aplicativo de conversa supostamente enviada pelo profissional que o representa.
Os estelionatários usaram a foto, o nome e informações reais do processo, o que contribuiu para que o idoso acreditasse na história. Durante aproximadamente duas horas de conversa, eles informaram que a ação havia sido julgada e que o valor seria liberado, mas que ele precisaria pagar algumas “custas” para agilizar a liberação.
Convencido, Francion realizou três transferências via Pix que totalizaram R$ 20 mil. Ele relatou que os golpistas eram educados, atenciosos e conduziram a conversa de maneira a transmitir segurança. “Eles me trataram muito bem. Me manobraram de maneira que caí bestamente”, lamentou.
O golpe do “falso advogado” tem crescido em todo o Piauí e já lidera o ranking de fraudes virtuais no estado. Nesse tipo de crime, os golpistas acessam informações de processos e imitam o contato do advogado, criando perfis falsos no WhatsApp e outras plataformas. Em muitos casos, usam técnicas como chamadas de vídeo ou compartilhamento de tela para gerar ainda mais confiança e até visualizar dados bancários das vítimas.
Como se prevenir
As autoridades orientam a população a seguir alguns cuidados essenciais:
Ter atenção redobrada com mensagens vindas de números desconhecidos, mesmo que com a foto do advogado.
Nunca realizar pagamento antecipado solicitado por aplicativos de mensagens.
Confirmar diretamente com o advogado, por telefone oficial ou presencialmente, antes de fazer qualquer transferência.
Desconfiar de pedidos urgentes para liberação de valores judiciais, pois esse tipo de cobrança não é feita dessa forma.
O caso de Francion reforça a importância de atenção e desconfiança diante de qualquer solicitação financeira inesperada, especialmente quando envolve processos judiciais.
