O Hospital Estadual José Furtado de Mendonça em São Miguel do Tapuio, no Piauí, realizou somente no mês de setembro deste ano um total de 57 atendimentos de pessoas vítimas de acidentes automobilísticos.
O número representa um aumento significativo em relação aos dados dos anos de 2021 (quando foram 10 atendimentos), 2022 (29 atendimentos) e 2023 (21 atendimentos), no mesmo período, envolvendo vítimas de acidentes com veículos automotores.
Segundo o diretor do hospital, Joaquim Feitosa, existe uma grande preocupação em relação ao primeiro atendimento de vítimas de acidentes de trânsitos, tendo em vista que o município e região não dispõe de uma Unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as vítimas na maioria das vezes são socorridas por populares.
“Tivemos um número expressivo de atendimentos de urgência em relação a pessoas vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores, principalmente motocicletas, e nossa maior preocupação, além de termos aqui um corpo médico e uma equipe plantonista 24h, é com os primeiros socorros das vítimas, já que não temos uma Unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em nosso município”, disse Joaquim.
Em relação aos atendimentos médicos, somente no mês de setembro o Hospital Estadual José Furtado de Mendonça realizou um total de 1322 atendimentos de urgência e emergência.