No município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS está promovendo diversas ações na sede e zona rural com o objetivo de abordar sobre a campanha “Janeiro Branco” que alerta sobre os cuidados com a saúde mental.
Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
A pandemia de covid-19 contribuiu ainda mais para o agravamento deste quadro. Fatores como a mudança na rotina, o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas, bem como a readaptação no processo de retorno às atividades aumentaram o sofrimento mental. Desta forma, falar de saúde mental torna-se imprescindível.
Segundo a psicóloga Celma Luz, no município as ações contemplam rodas de conversas, palestras e acolhimento de pacientes, além de treinamento de profissionais em trabalho conjunto com outros órgãos da saúde.
Na comunidade Coqueiro, na zona rural do município, a psicóloga Celma Luz, juntamente com a enfermeira Mônica, ministraram uma palestra sobre a importância da saúde mental para a população residente na comunidade.
No CAPS, localizado no centro da cidade, os pacientes atendidos participaram de um acolhimento e roda de conversa abordando o tema da campanha, principalmente a saúde mental e emocional.
As ações também contemplaram diversas Unidades Básicas de Saúde do município, como a UBS do Bairro Canto, UBS Luis de Araújo Torres, entre outras.