Polo UNINTA de Castelo do Piauí realiza 1ª edição do Prêmio Educação que Transforma


O Polo UNINTA de Castelo do Piauí realizou, nesta sexta-feira (9), a primeira edição do Prêmio Educação que Transforma, iniciativa voltada ao reconhecimento de personalidades, instituições, educadores, gestores, estudantes e representantes da sociedade civil que contribuem para o fortalecimento da educação e o desenvolvimento regional. 

Idealizado pelo Polo UNINTA de Castelo do Piauí, em parceria com o Instituto Ipê e a Contato Assessoria Educacional, o prêmio tem caráter político-pedagógico e de responsabilidade social. A iniciativa busca valorizar ações que promovem a melhoria da qualidade do ensino, a democratização do acesso à educação e o fortalecimento da Educação Básica e Superior, com ênfase no Território dos Carnaubais. 

A solenidade reuniu autoridades, gestores públicos, profissionais da educação e representantes de vários municípios piauienses. O evento contou ainda com a presença do prefeito de Miguel Alves, Veim da Fetraf, e do ex-prefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia, além de outros convidados e homenageados. 

Durante a programação, o professor doutor Ernandes Soares Araújo deu as boas-vindas aos participantes. Em sua primeira edição, o prêmio contemplou sete categorias: Estudantes Inspiradores; Docência Transformadora; Inovação e Tecnologia Educacional; Amigos da Educação – Setor Produtivo e Empresarial; Gestão Educacional de Impacto; Poder Público Parceiro; e Honra ao Mérito – Legado Educacional. 

Professoras destacam o papel da educação na transformação social 
Durante a solenidade, a professora doutora Desterro ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento humano e regional, destacando que a premiação representa uma forma de valorização dos profissionais e de incentivo a novas práticas educacionais. 

Segundo ela, o reconhecimento fortalece o compromisso dos agentes educacionais e contribui para estimular iniciativas voltadas à melhoria dos índices de aprendizagem, à permanência dos estudantes nas escolas, ao acesso ao ensino superior e à valorização docente. 

Desterro também destacou o papel das instituições organizadoras na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento regional. 

“Para o Polo UNINTA de Castelo do Piauí, que tem como missão democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade; para o Instituto Ipê, com seu compromisso com a profissionalização, pesquisa, inclusão e desenvolvimento; e para a Contato Assessoria, com sua atuação na área de consultoria educacional, esta premiação constitui uma ação concreta de responsabilidade social, de contrapartida e de compromisso com o desenvolvimento regional”, afirmou. 

No encerramento da solenidade, a professora doutora Raimundinha Melo agradeceu aos participantes e homenageados, destacando a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento da educação no Piauí. 

Em sua fala, ela mencionou os municípios de Miguel Alves, São João da Serra, Novo Santo Antônio, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí e Boqueirão, além de outras cidades que, segundo ela, vêm desenvolvendo ações voltadas à ampliação do acesso à educação, à alfabetização na idade certa, à inclusão e à valorização dos profissionais do ensino. 

“Cada certificado entregue aqui hoje não é apenas um papel. É o reconhecimento de uma história, de um trabalho coletivo e de uma escolha diária: fazer da educação o maior instrumento de transformação social do nosso Piauí”, destacou. 

Raimundinha Melo também enfatizou que a premiação deve representar o início de novos compromissos com a educação nos municípios participantes. 

“Que este Prêmio não seja um ponto de chegada, mas um ponto de partida. Que voltemos para nossas cidades com o compromisso renovado de transformar cada escola em um espaço de esperança, e cada criança em uma história de futuro”, declarou. 

Prefeito de Miguel Alves destaca gratidão pela homenagem 
O prefeito de Miguel Alves, Veim da Fetraf, também se pronunciou durante o evento e destacou a satisfação em receber a honraria, além de reconhecer os avanços registrados no município a partir da assessoria educacional prestada pelas professoras Raimundinha e Desterro. 

“Motivo de muita gratidão e eu fico muito feliz de poder receber essa honraria aqui no município de Castelo do Piauí e de saber dos avanços que o nosso município já teve com essa assessoria das doutoras Raimundinha e Desterro”, afirmou o gestor. 

Reconhecimento e compromisso com o futuro 
A criação do Prêmio Educação que Transforma parte do entendimento de que a educação é um dos principais instrumentos de transformação social, desenvolvimento humano e crescimento sustentável. A proposta é reconhecer iniciativas e profissionais que contribuem para a melhoria do ensino e estimular a cooperação entre o poder público, instituições educacionais, setor produtivo e sociedade civil. 

Com a realização da primeira edição, o Polo UNINTA de Castelo do Piauí, o Instituto Ipê e a Contato Assessoria Educacional reforçam a proposta de valorizar experiências e práticas que contribuam para uma educação de qualidade e para o desenvolvimento dos municípios do Território dos Carnaubais. 

Ao final, a professora doutora Raimundinha Melo agradeceu a presença de todos e deixou o convite para a próxima edição do evento, prevista para 2027.
























































Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem