A sede de São Miguel do Tapuio e várias comunidades rurais do município estão sendo atingidas por nuvens de fumaça provenientes de incêndios de grandes proporções que afetam a cidade há vários dias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quatro focos de incêndio estão sendo monitorados e recebem apoio de brigadistas municipais, que se revezam no combate às chamas.
Um dos incêndios atinge uma grande área de mata, visível da sede do município. Segundo informações, o foco teria se iniciado na localidade Canabrava e se espalhado por um morro, atingindo diversas outras áreas. Outro foco foi registrado na Ladeira do Escuro.
Recentemente, o município recebeu apoio do Corpo de Bombeiros, mas a equipe está em processo de troca de turnos. A Secretaria de Meio Ambiente e a população aguardam a chegada da nova equipe para reforçar o combate aos incêndios.
Queimadas são proibidas!
Provocar queimadas irregulares configura crime ambiental, previsto no Decreto N° 154/2025 e na Lei Municipal N° 037/2020, com multa e responsabilização penal. Entre as condutas proibidas estão:
Queimar lixo ou restos de poda;
Realizar queimadas em áreas urbanas ou rurais;
Soltar fogos de artifício no período de 15/08 a 20/12/2025.
As autoridades reforçam a importância da colaboração da população, que deve denunciar queimadas e atividades suspeitas para ajudar na preservação da vegetação e na segurança da comunidade.