A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (26) uma grande operação de combate ao crime organizado nos municípios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí. A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, cumpriu 20 mandados de busca e apreensão contra investigados ligados a facções criminosas.
Durante a ofensiva, foram realizadas quatro prisões, dois veículos com queixa de roubo foram recuperados e diversas armas de fogo apreendidas, reforçando os resultados imediatos da operação.
Segundo o delegado Charles Pessoa, a ofensiva foi motivada pela recente onda de violência que vem preocupando a população da região.
“O DRACO já esteve aqui na cidade na semana passada desenvolvendo algumas ações preventivas, como palestras em escolas. Mas hoje estamos cumprindo medidas cautelares de prisão, busca e apreensão. Sabemos da importância de São Miguel do Tapuio, que é uma região de fronteira, onde nosso estado vizinho, o Ceará, está passando por uma série de problemas. Por isso, precisamos intensificar esse trabalho, atendendo à diretriz do próprio secretário de Segurança Pública, de intensificar ações não apenas na região da Grande Teresina, mas também no interior do Estado, principalmente nessas áreas de fronteira”, destacou.
O delegado Isac Navarro, de São Miguel do Tapuio, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança.
“Essa é uma atuação importante de repressão, feita com o apoio da Polícia Civil, de seus departamentos internos, integrados com a Polícia Militar. Nós, aqui da delegacia local, só temos a agradecer pelo apoio e vamos continuar o trabalho, que não para por aqui”, disse Navarro.
Já o delegado Laécio Evangelista, coordenador do DRACO, destacou que a ação representa um avanço significativo para garantir maior segurança à população.
“Através de informações das equipes de inteligência conseguimos identificar e monitorar indivíduos ligados a facções criminosas. Com essa identificação, cumprimos 20 mandados de busca. Na comunidade Brejo da Onça, apreendemos um veículo roubado; na localidade Coqueiro, prendemos um indivíduo com arma de fogo; também recuperamos uma motocicleta roubada e apreendemos diversas substâncias entorpecentes”, enfatizou.
As autoridades informaram que novas diligências continuam em andamento e não descartam mais prisões nos próximos dias. O trabalho, segundo os delegados, faz parte de uma estratégia de enfrentamento contínuo contra facções criminosas no interior do Estado.
Tags:
Polícia