Paróquia divulga programação completa dos festejos de São Miguel Arcanjo 2025


De 19 a 29 de setembro, a Paróquia de São Miguel Arcanjo realiza os tradicionais festejos em honra ao padroeiro de São Miguel do Tapuio. Neste ano, as celebrações trazem como tema “Peregrinos da esperança numa terra de missões, comprometidos com a autossustentação da Igreja”, em sintonia com o Jubileu 2025 da Igreja Católica, e o lema bíblico “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho” (Mc 16,15).

Segundo o pároco, Pe. Paulo Sérgio, o novenário será um momento de fé, oração e também de conscientização sobre o compromisso dos fiéis com a manutenção da Paróquia. “Desejamos que cada noite seja vivida com espiritualidade, partilha e a certeza da proteção do nosso padroeiro”, destacou.

Abertura
A abertura acontece no dia 19 de setembro, às 17h, com procissão saindo do Posto São Luiz em direção à Igreja Matriz, seguida de hasteamento da bandeira e Santa Missa.

Programação
Durante nove noites, diferentes comunidades, pastorais e setores da sociedade assumem a responsabilidade de articular e animar as celebrações, que contam com missas, novenas, acolhida de noitantes e leilões. Entre os homenageados estão trabalhadores do comércio, servidores públicos, profissionais da saúde e da educação, agricultores, pecuaristas, além de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

No dia 28 de setembro, a programação contará com a tradicional Missa dos Vaqueiros, às 9h da manhã. Já a solenidade de São Miguel Arcanjo, no dia 29 de setembro, terá início às 16h30, com missa e procissão pelas ruas da cidade, encerrando oficialmente os festejos.

Momentos diários
Durante o novenário, a programação religiosa será vivida da seguinte forma:
  • 18h20 – Rosário de São Miguel Arcanjo;
  • 18h50 – Acolhida aos noitantes;
  • 19h – Novena;
  • 19h15 – Santa Missa;
  • 20h30 – Leilão.
O evento é considerado uma das maiores manifestações de fé e tradição da região, reunindo milhares de fiéis, devotos e visitantes que fortalecem os laços de religiosidade e cultura popular em São Miguel do Tapuio.



Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem