A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio realizou, na última segunda-feira (11), uma Escuta Pública com representantes dos fazedores de cultura do município, abrindo o diálogo sobre a aplicação dos recursos do 2° Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O encontro, coordenado pelo Comitê Gestor Municipal da PNAB, foi uma etapa obrigatória e preliminar para a elaboração e execução dos futuros editais culturais. Na pauta, estiveram temas como critérios de participação nos editais, modalidades de fomento e estratégias para garantir que os investimentos alcancem o maior número possível de artistas, produtores e grupos culturais locais.
O primeiro ciclo da PNAB como política nacional de cultura ocorreu entre 2023 e 2024. Para o novo período (2025 a 2028), o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, prevê a destinação de aproximadamente R$ 500 mil para São Miguel do Tapuio, valor que será repassado em parcelas anuais iguais.
De acordo com o Comitê Gestor de Cultura, a expectativa é que até meados de setembro a Prefeitura lance os editais de fomento e incentivo à cultura, ampliando oportunidades para os agentes culturais do município.
A Escuta Pública reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência, participação popular e fortalecimento da cultura local, garantindo que os recursos cheguem de forma democrática e eficiente a quem vive e produz arte em São Miguel do Tapuio.