Uma operação realizada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) na tarde de domingo (9) em Campo Maior resultou na apreensão de diversas motocicletas sem placas ou com sinais de adulteração, além da prisão de um homem por posse de motocicleta roubada e na apreensão de um simulacro de arma de fogo.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, menores de idade foram flagrados realizando manobras arriscadas conhecidas como "Grau". O delegado ressaltou que a Secretaria de Segurança Pública não tolerará essa prática ilegal, que viola o Código de Trânsito e coloca vidas em risco.
O organizador do evento e as pessoas responsáveis por permitir o uso de veículos por menores de idade foram conduzidos à delegacia. A operação contou com o apoio de várias instituições, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
"A maioria dos participantes não utilizava itens obrigatórios, como o capacete, que é essencial para salvar vidas. Muitas motocicletas estavam irregulares, e essa prática não será aceita", afirmou o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão. Ele também destacou que o Piauí é um dos estados com maior índice de mortes de motociclistas jovens e do sexo masculino devido a condutas irresponsáveis como o "Grau".