SMT atinge nota inédita em avaliação dos indicadores da Atenção Primária à Saúde

 

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, obteve uma excelente avaliação no segundo quadrimestre deste ano de 2023 em relação ao Programa Previne Brasil.

 

Na noite desta terça-feira, 3 de outubro, o prefeito Pompilio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim”, do PSD, divulgou os resultados da avaliação, onde os indicadores da Atenção Primária à Saúde atingiram uma pontuação de 9,19, a maior desde o início dos sistema avaliativo. 


No primeiro quadrimestre deste ano as equipes receberam uma avaliação de 8,24. 



Confira a nota compartilhada pelo gestor: 


O excelente trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, e de todos os nossos profissionais, segue conquistando resultados importantes a nível nacional, com muito comprometimento, empenho, dedicação e competência para proporcionar saúde e qualidade de vida para todos.


Tudo isso reflete no grande resultado obtido no 2° quadrimestre do Programa Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde nos meses de Maio, junho, julho e agosto de 2023. SMT atingiu a nota de 9,19 (próximo da nota máxima 10) no Indicador Sintético Final (ISF).


Parabenizamos o grande empenho de toda equipe da atenção primária de saúde de São Miguel do Tapuio, todos os profissionais envolvidos, bem como toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pelos grandes avanços visando sempre o bem-estar da nossa população. 


O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem