Justiça determina internação compulsória de paciente com transtornos mentais graves em SMT

O Centros de Atenção Psicossocial de São Miguel do Tapuio, no Piauí, atuou na manhã deste sábado, 7 de outubro, com o objetivo de cumprir ordem judicial para a internação compulsória de um paciente que não teve sua identidade revelada.

A ação contou ainda com o apoio da Polícia Militar e do Hospital Estadual José Furtado de Mendonça, ocasião em que resultou na transferência do paciente para o Hospital Areolino de Abreu, que trata pacientes com transtornos mentais de alta gravidade e que perderam noção de relacionamento

O objetivo da ação é garantir a segurança e bem-estar do paciente, bem como de terceiros, devido aos comportamentos perigosos apresentados por ele.



Sobre o CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Os CAPS são serviços especializados de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço.

Internação Compulsória


É a que ocorre sem o consentimento do paciente e a pedido de terceiros. Geralmente, são os familiares que solicitam a internação do paciente, mas é possível que o pedido venha de outras fontes. O pedido tem que ser feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra.
Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem