Vereador José Cardoso (PSD) participa do lançamento da Feira dos Municípios em Teresina

 

Após 10 anos, a Feira dos Municípios do Piauí será retomada. O evento municipalista foi lançado na manhã desta quarta-feira (7), no Centro de Convenções, em Teresina, com a participação de prefeitos de vários municípios do Piauí, entre as autoridades o vereador sãomiguelense José Cardoso - PSD, atual presidente da AVEP. 

O evento é considerado uma das exposições mais importantes do estado, pois reúne cultura, costumes, as principais comidas típicas e outras potencialidades dos municípios piauienses em um só lugar.

Promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com o Grupo Meio Norte, Kalor Produções e Centro de Convenções de Teresina, a Feira dos Municípios acontecerá em setembro, no período de 21 a 24, no Centro de Convenções de Teresina.

No evento de lançamento, foi apresentado, em primeira mão, a maquete virtual do espaço da Feira, que vai trazer uma mega estrutura. A Feira dos Municípios 2023 ocupará todos os espaços do Centro de Convenções de Teresina.

O objetivo é estimular a divulgação e produção dos municípios piauienses, com uma extensa programação com palestras com palestrantes nacionais renomados, apresentações culturais e shows, estandes com exposição de artesanato, culinária, serviços e ações.


A Feira é, também, um ambiente de troca de experiências, negócios e diálogo entre prefeituras e empresas privadas, possibilitando a melhoria dos serviços públicos e o investimento em ações que viabilizem o turismo.

O prefeito Antoniel Sousa, o Toninho, que é presidente da APPM, afirmou que a retomada da Feira era uma das propostas da sua gestão à frente da entidade, para mostrar o potencial e os avanços que o Piauí teve ao longo dessa década, desde a última edição do evento.

“O Piauí, nesses dez anos, se destacou em diversas áreas, tendo se tornado um dos maiores produtores de energias renováveis, no agronegócio, como um dos maiores produtores de soja, na apicultura, na ovino e na caprinocultura. O Piauí tem muito o que mostrar, e nós vamos fazer isso através da Feira, cuja missão é de divulgar os municípios, o que nós temos de melhor.”, disse o presidente.”, disse.  

Toninho destacou que nessa edição da Feira, além das riquezas minerais, naturais, a área cultural vai ganhar posição de destaque. Os municípios vão levar ao evento artistas e a sua produção cultural.

O jornalista Wrias Moura, diretor do Grupo Meio Norte, salientou que a Feira foi realizada por 20 anos, e será retomada num momento importante, de retomada das atividades pós pandemia.

“O estado teve várias iniciativas importantes que começaram a surgir, de desenvolvimento e tecnologia, e a gente acredita que esse ano a Feira vai ter a capacidade de realmente potencializar ainda mais essas estratégias que cada um desses municípios estão desenvolvendo, vão mostrar na Feira e que podem servir de exemplo para outros. É um momento de interação com as instituições públicas e privadas, apresentação da cultura, do artesanato, potenciais de produção e desenvolvimento.”, disse.

Em seu pronunciamento, Wrias defendeu que o Piauí seja mais acreditado e valorizado pelo seu próprio povo. “A Feira é isso, uma iniciativa de valorização do que é nosso, das nossas potencialidades.”


Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem