Saúde de SMT trabalhou sobre os cuidados com a saúde mental


Durante todo o mês de janeiro, do corrente ano, a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio promoveu diversas ações em prol da campanha Janeiro Branco em alerta sobre os cuidados com a saúde mental. 


As ações foram promovidas, principalmente, pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, onde foram promovidas palestras, rodas de conversas, acolhimento de pacientes, além de treinamento de profissionais em trabalho conjunto com outros órgãos da saúde.

 

O que é o Janeiro Branco?


O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.

O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!


2023 é o ano do EQUILÍBRIO!


A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos!

Reúna a sua turma, fale com colegas de trabalho, da escola, da igreja, chame a família, chame a empresa e organize palestras, rodas de conversa, caminhadas, tira-dúvidas sobre qualidade emocional de vida e, também, muitas atividades on-line para espalhar a boa notícia de que Saúde Mental tem jeito sim, mas todo mundo precisa aprender o que fazer!


Encerramento


Em São Miguel do Tapuio a campanha foi finalizada na última terça-feira (31) com uma grande programação no espaço do Programa Bolsa Família, oportunidade em que profissionais da saúde e população discutiram sobre a temática. 


Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.


A pandemia de covid-19 contribuiu ainda mais para o agravamento deste quadro. Fatores como a mudança na rotina, o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas, bem como a readaptação no processo de retorno às atividades aumentaram o sofrimento mental. Desta forma, falar de saúde mental torna-se imprescindível.


Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem