Comitê Intersetorial ACOLHER realiza encontro para firmar parcerias pela vida

Setembro é mês de referência na prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde. A Campanha Setembro Amarelo chama atenção para um tema que é tabu entre muitas pessoas: o suicídio. Nos últimos anos, em especial neste período pós covid-19, o Brasil teve vivenciado o que muitos especialistas têm classificado como "pandemia em saúde mental". O aumento nos casos de suicídio e transtornos mentais, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens, tem preocupado autoridades em saúde pública em todo o mundo. Em nosso município, não tem sido diferente.

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência) tem alertado que a saúde mental de crianças, adolescentes e jovens precisa entrar na pauta das políticas públicas dos municípios. Tendo em vista a grande demanda de atendimentos nessa área, o município de São Miguel do Tapuio, além das ações de cuidados com saúde mental já existentes, orientado pelo Unicef, está desenvolvendo ações para implementação de um serviço intersetorial de atendimento psicossocial de crianças, adolescentes e jovens. Essas ações estão sendo planejadas através do Comitê Intersetorial de Promoção da Saúde Mental de Crianças, Adolescentes e Jovens e Prevenção ao Suicídio - Comitê ACOLHER, composto pela equipe de articulação municipal do Selo Unicef e órgãos da administração municipal.


Na manhã da última quarta-feira, 14 de setembro, representantes de várias instituições públicas, Igrejas e Organizações da Sociedade Civil  (OSC) se reuniram para discutir um plano de ação para trabalhar a saúde mental no município, um esforço coletivo para amenizar a situação. Uma proposta foi apresentada pelo Comitê e foi aprovada por unanimidade pelas instituições presentes, que na ocasião também assinaram um termo de parceria e cooperação técnica. 


As ações do Comitê ACOLHER atendem ao Resultado Sistêmico 4 desta Edição do Selo Unicef e devem acontecer de forma permanente no município, inclusive ultrapassando gestões.


A iniciativa tem o apoio total da prefeitura Municipal através das Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura e Esportes. Igrejas e escolas públicas municipais, estaduais, privadas e organizações da sociedade civil do município são convidadas a participarem.


Neste ano de 2022, as ações do COMITÊ iniciam-se neste mês de setembro com a campanha setembro amarelo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e segue até dezembro com a realização de formações sobre saúde mental com servidores e colaboradores das instituições parceiras. A ideia é criar uma ampla rede psicossocial no município para  cuidado e promoção da saúde mental da população, em especial de crianças, adolescentes e jovens.







(Fonte: ASCOM SMT)


Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem